O que é o melanoma

O Melanoma é o tumor maligno das células pigmentadas da pele – os melanócitos – que derivam da crista neural. Estas células fabricam a melanina que dá uma coloração negra e/ou castanha escura, que estas lesões frequentemente apresentam. No entanto pode haver exceções e o melanoma pode ter uma cor rosada ou até branca.

É um tumor relativamente raro, representando cerca de 10% dos cancros cutâneos, mas é responsável por 80% das mortes por este tipo de cancro.

A incidência e mortalidade por melanoma têm vindo a aumentar em todo o mundo, sobretudo nas duas últimas décadas. Entre nós diagnosticam-se anualmente cerca de 800 casos e a incidência situa-se entre os 6-8 casos/100.000 habitantes.

O Melanoma  pode atingir qualquer grupo etário. A idade média de aparecimento anda por volta dos 57 anos, sendo frequente abaixo dos 30 anos. O risco de vir a desenvolver um melanoma é praticamente igual nos dois sexos, embora haja diferenças nos diferentes países.

Na mulher o melanoma localiza-se preferencialmente nos membros inferiores e no homem a localização habitual é o tronco, embora possa aparecer em qualquer parte do corpo.